Curso Livre de Formação

em Psicanálise

O objetivo desse curso é capacitar profissionalmente, adotando como fundamentos básicos o principio legado por Freud, teoria, análise pessoal e supervisão.

Nosso curso se divide em eixos temáticos e tem a duração de 3 anos.

 

OBJETIVO:

Promover a atividade clínica e também o estudo aprofundado, debates acerca do pensar psicanalítico, construído desde Freud, até os pensadores contemporâneos e novas construções de saberes. O curso adota como fundamento básico o princípio postulado por Freud: a teoria, a análise pessoal e a supervisão clínica.

PROCESSO SELETIVO:

O candidato à formação de Psicanalista do INTEGRA – NBDH deverá agendar uma entrevista, que será feita por um membro da coordenação do curso. Após o parecer favorável, o candidato deverá apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, Conselho (caso possua CRP ou CRM), comprovante da formação superior e currículo atualizado. A aprovação para matrícula será comunicada em até dois dias úteis após a entrevista.

PRÉ-REQUISITOS:

  • Formação superior

  • Análise pessoal é recomendável a todos os participantes, uma vez que este curso está diretamente vinculado ao autoconhecimento e aprimoramento emocional. Entretanto, é imprescindível o processo analítico individual de no mínimo 60 horas comprovadas ao aluno que desejar participar do estágio clínico a partir do quinto módulo. O analista escolhido deve seguir embasamento psicanalítico e pode ser um profissional do INTEGRA – NBDH ou não. Na ocasião do ingresso na Clínica Escola, o analista que acompanha o aluno deve enviar um relatório com o número de sessões e seu parecer favorável. Caso o analista não dê seu parecer favorável, o aluno poderá aguardar uma nova turma de Clínica Escola e continuar com seu processo analítico pessoal.

INVESTIMENTO:

Matrícula* + 23 parcelas de R$550,00 com vencimento dia 20 de cada mês (eixo teórico - 1º e 2º ano).

12 parcelas de R$650,00 com vencimento dia 20 de cada mês (eixo prático - 3º ano).

Traga um amigo e ganhe 10% de desconto nas mensalidades durante todo o período em que ele permanecer matriculado.


DATAS:
Aulas às quartas-feiras, das 19h às 22h e nos últimos sábados dos meses, das 9h às 17h30.
Início em fevereiro de 2020.

Inscrições e entrevistas a partir de setembro de 2019.


PROGRAMAÇÃO:

Módulo I
1º Eixo Temático: Obra de Sigmund Freud e a Evolução Histórica da Psicanálise
2º Eixo Temático: Aparelho Psíquico

Módulo II
3º Eixo Temático: Estruturas Clínicas
4º Eixo Temático: As Psicopatologias
5º Eixo Temático: A Sexualidade Humana

Módulo III
6º Eixo Temático: Escolas Psicanalíticas
7º Eixo Temático: Psicanálise Contemporânea

Módulo IV
8° Eixo Temático: Neurociências
9º Eixo Temático: Farmacologia

Módulo V
Início dos atendimentos na Clínica Escola e da Monografia
10º Eixo Temático: Exercícios de Interpretação
11º Eixo Temático: Funcionamento do Setting

Módulo VI
Monografia
12º Eixo Temático: Manejo Técnico


LOCAL
Rua Bagé, 19 
Vila Mariana - São Paulo

 

Nosso curso adotou, como norteador da grade, os livros:

  • QUINODOZ, Jean Michel. Ler Freud: Guia de Leitura da Obra de Sigmund Freud. Porto Alegre: Artmed, 2007.

  • ZIMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica : uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 1999.

  • ZIMERMAN, David E. Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CORPO DOCENTE:

Pepita Rovira Prunor – Psicóloga e Psicanalista, CRP 92.102 - Diretora e Idealizadora do Integra – Núcleo Brasileiro de Desenvolvimento Humano. Coordenadora Geral do Curso Livre de Formação em Psicanálise do Integra. Supervisora e Coordenadora da Clínica Social Integra. Analista Didata e Supervisora Clínica. Especialização em Psicoterapia Dinâmica breve FMUSP.

Tere Yadid Sztokbant - psicóloga, psicanalista e membro do departamento de psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Atuou como professora universitária, supervisora de casos em clínica escola, coordenadora de estágios em instituições psiquiátricas. Psicoterapeuta de adultos e de casais. Autora do livro "Escolhas e Relações Amorosas"

Saulo Durso Ferreira – Mestre em Psicologia como Ciência e Profissão pela PUCCAMP. Especialista em Psicoterapia Breve pelo IPPESP. Especialista em Psicanálise Winnicottiana pelo IPPESP. Formação Clínica no Fórum do Campo Lacaniano. Professor e supervisor de Psicanálise na FMU.

Walter Mattos – Psicólogo clínico e organizacional; consultor de negócios. Especialista em Farmacodependências pela Escola Paulista de Medicina e membro do PROAD – Programa de Orientação e Atendimento a Dependências da UNIFESP. Coordenador técnico/terapêutico do grupo “Mulheres de Atitude”. Membro do Núcleo de Integração – Psicologia Analítica, Psiquiatria e Neurociências da SBPA.

Alice Beatriz B. Izique Bastos – Doutora em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP; psicóloga, psicanalista formada pelo Instituto de Pesquisas em Psicanálise (IPP); pesquisadora sênior do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação (NUPPE) da USP; professora e supervisora do curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia da UMESP. Integrante do Centro de Estudos em Psicanálise (CEP). Autora do livro “A construção da pessoa em Wallon e a constituição do sujeito em Lacan” (Editora Vozes); coautora do livro “Henri Wallon-Psicologia e Educação” (Editora Loyola).

Paulo Roberto Reimão Machado – Psicólogo, psicoterapeuta existencial e supervisor clínico. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - 2001) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora (UÉvora/CAPES - 2019). Sócio-diretor e professor do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica.

Renato Liberman – Psicólogo e psicanalista. Pós-graduado em Psicanálise e Psicanálise Clínica Humanista pelo Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Faculdade Einstein – FACEI. Hipnoterapeuta com diversas formações nacionais e internacionais, credenciado pelo Instituto Dave Elman (Dave Elman Institute), American Board of hypnotherapy e pela Accredit Certified Training – Erickson approach. Coautor do livro: “Socorro – Não sei mais educar! E agora?” pela editora Laços.

Fernando Baptista – Educador, terapeuta de família e casal formado pela UNIFESP; sexólogo formado pela Faculdade de Medicina da USP com aprimoramento em terapia sexual pelo Espaço de Saúde Sexual; mestre em Saúde, Álcool e Drogas pela UNIFESP.

Tatiana Frascareli Pascalicchio Machado - Psicóloga formada em 2002, especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e mestre em Ciências pela UNIFESP. Experiência em atendimento psicológico em Instituições de Saúde. Atua em consultório como psicóloga clínica e neuropsicóloga com crianças e adolescentes, bem como ministra aulas nos curso de pós graduação em neuropsicologia da Santa Casa de São Paulo e no COGEAE da PUC São Paulo.

Elis Regina Cornejo - Psicóloga (CRP:06/100807). Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/BS). É membro do Early Career Group da IASP (International Association for Suicide Prevention) e colaboradora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, onde facilita Grupos de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio e ministra cursos e capacitações no âmbito da prevenção e posvenção do suicídio.

Yara Malki Psicóloga - Psicanalista, mestre e doutora em Psicologia e especialista em Psicoterapia Psicanalítica (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo).

Andréa Vistué - CRP 06/38208-1 - Mestre em Psicologia, Psicoterapeuta e Supervisora Clínica Junguiana, Professora, Palestrante, Coordenadora de grupos de estudos, fundadora e Diretora da Casa Jatobá: Psicologia, Arte e Cultura e da Clinica Social da Casa Jatubá. Temas de pesquisa: psicologia da Arte e da Cultura, mitologias, cultura indígena, abuso e traumas psíquicos.

Sergio Ignácio - Jornalista, psicanalista, pós graduado em sócio psicologia e extensão em Psicanálise e Violência Social pelo Sedes e Dependência Química e não Química pela UNIFESP. Idealizador de duas minisséries para TV - Índia, uma Viagem Espiritual e Corpo em Movimento - exibidas pela TV Globo, também concebeu e codirigiu nos últimos  anos quatro espetáculos de dança em São Paulo nos teatros TUCA, Tomie Othake e MASP. Atualmente, escreve o livro infantil A Natureza de Julia.

Maria Cristina Fernandez - Psicanalista, Cientista Social e mestranda em Antropologia. Orientadora de Metodologia Científica do Curso livre de formação em Psicanálise. Atua como Psicanalista clínica e pesquisadora do COMPLEXUS - Núcleo de Estudos da Complexidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Anna Eloá Fontanezi - CRP: 06/115342 - Psicóloga, Psicanalista, Orientadora de Metodologia Científica do Curso Livre de Formação em Psicanálise, Especialista em Psicologia Hospitalar pela UniSãoPaulo, Aperfeiçoamento em escuta psicooncológica, Psicóloga clínica em consultório particular. Psicóloga no projeto Psicologia Rainbow.

 
INSCRIÇÕES ABERTAS          
AGENDE SUA ENTREVISTA  
 

Integra NBDH

Integra Núcleo Brasileiro de Desenvolvimento Humano Ltda

Rua Bagé, 19, CEP: 04012-140 | São Paulo, SP

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social