Integra NBDH

Integra Núcleo Brasileiro de Desenvolvimento Humano Ltda

Rua Bagé, 19, CEP: 04012-140 | São Paulo, SP

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social

Curso Livre de Formação

em Psicanálise

O objetivo desse curso é capacitar profissionalmente, adotando como fundamentos básicos o principio legado por Freud, teoria, análise pessoal e supervisão.

Nosso curso se divide em eixos temáticos e tem a duração de 3 anos.

 

OBJETIVO:

Promover a atividade clínica e também o estudo aprofundado, debates acerca do pensar psicanalítico, construído desde Freud, até os pensadores contemporâneos e novas construções de saberes. O curso adota como fundamento básico o princípio postulado por Freud: a teoria, a análise pessoal e a supervisão clínica.

PROCESSO SELETIVO:

O candidato à formação de Psicanalista do INTEGRA – NBDH deverá agendar uma entrevista, que será feita por um membro da coordenação do curso. Após o parecer favorável, o candidato deverá apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, Conselho (caso possua CRP ou CRM), comprovante da formação superior e currículo atualizado. A aprovação para matrícula será comunicada em até dois dias úteis após a entrevista.

PRÉ-REQUISITOS:

  • Formação superior

  • Análise pessoal é recomendável a todos os participantes, uma vez que este curso está diretamente vinculado ao autoconhecimento e aprimoramento emocional. Entretanto, é imprescindível o processo analítico individual de no mínimo 60 horas comprovadas ao aluno que desejar participar do estágio clínico a partir do quinto módulo. O analista escolhido deve seguir embasamento psicanalítico e pode ser um profissional do INTEGRA – NBDH ou não. Na ocasião do ingresso na Clínica Escola, o analista que acompanha o aluno deve enviar um relatório com o número de sessões e seu parecer favorável. Caso o analista não dê seu parecer favorável, o aluno poderá aguardar uma nova turma de Clínica Escola e continuar com seu processo analítico pessoal.

INVESTIMENTO:

Matrícula* + 23 parcelas de R$550,00 com vencimento dia 20 de cada mês (eixo teórico - 1º e 2º ano).

12 parcelas de R$650,00 com vencimento dia 20 de cada mês (eixo prático - 3º ano).

Traga um amigo e ganhe 10% de desconto nas mensalidades durante todo o período em que ele permanecer matriculado.


DATAS:
Aulas às quartas-feiras, das 19h às 22h e nos últimos sábados dos meses, das 9h às 17h30.
Início em fevereiro de 2020.

Inscrições e entrevistas a partir de setembro de 2019.


PROGRAMAÇÃO:

Módulo I
1º Eixo Temático: Obra de Sigmund Freud e a Evolução Histórica da Psicanálise
2º Eixo Temático: Aparelho Psíquico

Módulo II
3º Eixo Temático: Estruturas Clínicas
4º Eixo Temático: As Psicopatologias
5º Eixo Temático: A Sexualidade Humana

Módulo III
6º Eixo Temático: Escolas Psicanalíticas
7º Eixo Temático: Psicanálise Contemporânea

Módulo IV
8° Eixo Temático: Neurociências
9º Eixo Temático: Farmacologia

Módulo V
Início dos atendimentos na Clínica Escola e da Monografia
10º Eixo Temático: Exercícios de Interpretação
11º Eixo Temático: Funcionamento do Setting

Módulo VI
Monografia
12º Eixo Temático: Manejo Técnico


LOCAL
Rua Bagé, 19 
Vila Mariana - São Paulo

 

Nosso curso adotou, como norteador da grade, os livros:

  • QUINODOZ, Jean Michel. Ler Freud: Guia de Leitura da Obra de Sigmund Freud. Porto Alegre: Artmed, 2007.

  • ZIMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica : uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 1999.

  • ZIMERMAN, David E. Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CORPO DOCENTE:

Pepita Rovira Prunor – Psicóloga e Psicanalista, CRP 92.102 - Diretora e Idealizadora do Integra – Núcleo Brasileiro de Desenvolvimento Humano. Coordenadora Geral do Curso Livre de Formação em Psicanálise do Integra. Supervisora e Coordenadora da Clínica Social Integra. Analista Didata e Supervisora Clínica. Especialização em Psicoterapia Dinâmica breve FMUSP.

Tere Yadid Sztokbant - psicóloga, psicanalista e membro do departamento de psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Atuou como professora universitária, supervisora de casos em clínica escola, coordenadora de estágios em instituições psiquiátricas. Psicoterapeuta de adultos e de casais. Autora do livro "Escolhas e Relações Amorosas"

Saulo Durso Ferreira – Mestre em Psicologia como Ciência e Profissão pela PUCCAMP. Especialista em Psicoterapia Breve pelo IPPESP. Especialista em Psicanálise Winnicottiana pelo IPPESP. Formação Clínica no Fórum do Campo Lacaniano. Professor e supervisor de Psicanálise na FMU.

Walter Mattos – Psicólogo clínico e organizacional; consultor de negócios. Especialista em Farmacodependências pela Escola Paulista de Medicina e membro do PROAD – Programa de Orientação e Atendimento a Dependências da UNIFESP. Coordenador técnico/terapêutico do grupo “Mulheres de Atitude”. Membro do Núcleo de Integração – Psicologia Analítica, Psiquiatria e Neurociências da SBPA.

Alice Beatriz B. Izique Bastos – Doutora em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP; psicóloga, psicanalista formada pelo Instituto de Pesquisas em Psicanálise (IPP); pesquisadora sênior do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação (NUPPE) da USP; professora e supervisora do curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia da UMESP. Integrante do Centro de Estudos em Psicanálise (CEP). Autora do livro “A construção da pessoa em Wallon e a constituição do sujeito em Lacan” (Editora Vozes); coautora do livro “Henri Wallon-Psicologia e Educação” (Editora Loyola).

Paulo Roberto Reimão Machado – Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dirigiu o Círculo Integrado de Desenvolvimento Humano de 2002 a 2012, espaço em São Paulo voltado ao cuidado clínico. Doutorando em Filosofia pela Universidade de Évora, Portugal – CAPES (2011/2015), trabalho dedicado ao aprofundamento do método clínico em Daseinsanálise e da psicologia de orientação fenomenológico-existencial e hermenêutica.

Renato Liberman – Psicólogo e psicanalista. Pós-graduado em Psicanálise e Psicanálise Clínica Humanista pelo Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Faculdade Einstein – FACEI. Hipnoterapeuta com diversas formações nacionais e internacionais, credenciado pelo Instituto Dave Elman (Dave Elman Institute), American Board of hypnotherapy e pela Accredit Certified Training – Erickson approach. Coautor do livro: “Socorro – Não sei mais educar! E agora?” pela editora Laços.

Fernando Baptista – Educador, terapeuta de família e casal formado pela UNIFESP; sexólogo formado pela Faculdade de Medicina da USP com aprimoramento em terapia sexual pelo Espaço de Saúde Sexual; mestre em Saúde, Álcool e Drogas pela UNIFESP.

Tatiana Frascareli Pascalicchio Machado - Psicóloga formada em 2002, especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e mestre em Ciências pela UNIFESP. Experiência em atendimento psicológico em Instituições de Saúde. Atua em consultório como psicóloga clínica e neuropsicóloga com crianças e adolescentes, bem como ministra aulas nos curso de pós graduação em neuropsicologia da Santa Casa de São Paulo e no COGEAE da PUC São Paulo.

Elis Regina Cornejo - Psicóloga (CRP:06/100807). Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/BS). É membro do Early Career Group da IASP (International Association for Suicide Prevention) e colaboradora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, onde facilita Grupos de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio e ministra cursos e capacitações no âmbito da prevenção e posvenção do suicídio.

Yara Malki Psicóloga - Psicanalista, mestre e doutora em Psicologia e especialista em Psicoterapia Psicanalítica (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo).

Andréa Vistué - CRP 06/38208-1 - Mestre em Psicologia, Psicoterapeuta e Supervisora Clínica Junguiana, Professora, Palestrante, Coordenadora de grupos de estudos, fundadora e Diretora da Casa Jatobá: Psicologia, Arte e Cultura e da Clinica Social da Casa Jatubá. Temas de pesquisa: psicologia da Arte e da Cultura, mitologias, cultura indígena, abuso e traumas psíquicos.

Sergio Ignácio - Jornalista, psicanalista, pós graduado em sócio psicologia e extensão em Psicanálise e Violência Social pelo Sedes e Dependência Química e não Química pela UNIFESP. Idealizador de duas minisséries para TV - Índia, uma Viagem Espiritual e Corpo em Movimento - exibidas pela TV Globo, também concebeu e codirigiu nos últimos  anos quatro espetáculos de dança em São Paulo nos teatros TUCA, Tomie Othake e MASP. Atualmente, escreve o livro infantil A Natureza de Julia.

 
INSCRIÇÕES ABERTAS          
AGENDE SUA ENTREVISTA